Internação domiciliar: vantagens para o paciente e para o hospital

A internação domiciliar há algum tempo vem se tornado uma tendência em todo o mundo. Isso se deve há vários fatores que contribuem direta ou indiretamente para a recuperação do paciente e o melhor acompanhamento da família, que é imprescindível neste momento.

Além disso, a modalidade de internação em casa pode trazer também vários benefícios para o hospital e toda a equipe médica. Quer entender melhor? Continue lendo!

O que é internação domiciliar?

A Internação domiciliar, ou home care, como também é conhecida, trata-se da internação de um paciente em sua própria casa. Essa modalidade de internação é uma alternativa àquelas pessoas que preferem ser tratadas em um ambiente que já estão acostumadas e que se sentem confortáveis, como o seu próprio lar.

Também podemos dizer que a internação domiciliar é uma pequena parte da assistência domiciliar (home care) e é destinada à pacientes que cumprem alguns critérios de elegibilidade estabelecidos e avaliados, na maioria das vezes, ainda enquanto estão internados no hospital. 

Além dos critérios necessários para a liberação do paciente para a modalidade de internação domiciliar, também é necessário que haja o interesse e consentimento da família, participação do usuário e a presença de um cuidador responsável.

A partir da decisão da família e/ou paciente, avaliação médica e mudança da modalidade de internação, todos estes já começam a aproveitar as vantagens que a internação domiciliar pode promover. Para que você entenda melhor, listamos algumas delas. Veja!

Vantagens da internação domiciliar para o paciente

Tratamento no conforto do lar

Um dos fatores decisivos que fazem a família ou o próprio paciente optar pela internação domiciliar é a possibilidade de estar sendo cuidado em um ambiente que ele se sinta melhor, mais à vontade e próximo de quem ama.

Muitas vezes o paciente se recusa a ser internado em um hospital porque tem medo de ficar desacompanhado ou longe da família, assim como o próprio ambiente, que é encarado de forma ruim. Por isso, o tratamento em casa permite uma maior aceitação dos cuidados médicos por parte do paciente.

Maior privacidade

É fato que o paciente se sentirá muito melhor e mais à vontade em sua própria casa, em seu próprio quarto, do quê internado em um leito hospitalar, compartilhando o mesmo ambiente com diversas pessoas desconhecidas. Desta forma, a falta de privacidade não é um empecilho para a recuperação do paciente, quando ele opta pela internação domiciliar. 

Ambiente de maior socialização e apoio direto da família

Outra vantagem da internação domiciliar para o paciente é o nível de socialização que ele proporciona e que faz uma grande diferença em sua recuperação. Além disso, a internação hospitalar não contribui para o apoio e acompanhamento de perto da família, já que a quantidade de visitas no hospital é bastante regrada.

Evita riscos de infecções cruzadas

Por maior que seja o cuidado em um ambiente hospitalar, ainda há um certo risco de que o paciente seja internado com uma doença e acabe se infectando com outras durante a internação, já que estará no mesmo ambiente que outras pessoas, que estão se tratando dos mais variados tipos de doenças.

Em casa, esse risco se torna muito menor, já que o único paciente ali será o que está sendo tratado. Essa é uma vantagem principalmente para idosos e pessoas que possuem a imunidade baixa e que têm mais chances de contraírem outras doenças, por meio de infecções.

Leia também: Como cuidar de idosos: 8 pontos que merecem sua atenção

Recuperação no menor prazo

Todos os fatores já citados anteriormente contribuem significamente para a rápida recuperação de um paciente, seja pelo menor risco de se infectar com outras doenças e prejudicar o tratamento, seja pelo apoio de perto da família.

Além disso, a internação domiciliar se mostra muito mais confortante para o paciente, que fica livre de estresse do ambiente hospitalar e que tem uma maior aceitação dos cuidados médicos, com uma visão otimista do tratamento, o que também pode influenciar em sua recuperação.

Vantagens da internação domiciliar para o hospital

Evita a carência de leitos

A carência de leitos é um problema constante na maioria dos hospitais e que trazem consequências ruins como o agravo na saúde dos pacientes na fila de espera, queda na qualidade do atendimento e sobrecarga dos profissionais, que ficam exaustos e desmotivados. 

Uma ótima solução para este problema é oferecer a internação domiciliar para aqueles pacientes que desejam e que podem optar por esta modalidade. Isso porque é vantajoso tanto para o hospital, que libera os leitos para outros pacientes com casos onde não é possível optar pela internação domiciliar, quanto também para o próprio paciente e família, como vimos anteriormente.

Diminuição de custos operacionais

A “desospitalização” promovida pela internação domiciliar reduz o tempo de internação de pacientes e gera a liberação de vários leitos durante o mês. Isso, além de ser benéfico para os pacientes, também pode reduzir significamente os custos gerados pela ocupação prolongada de um leito em um hospital.

Para entender melhor, leia: Gestão hospitalar: como reduzir os custos de operação

Maior rotatividade e otimização dos leitos hospitalares

Sabemos que a vontade de todos os médicos é que o paciente chegue, se trate e logo se recupere para poder voltar para casa. Mas nem sempre isso é possível, pois há casos em que o tratamento pode durar um pouco mais, fazendo com que o paciente precise passar um tempo a mais internado no hospital.

Essa situação é ruim para o paciente que está ansioso para se recuperar e voltar para casa, para a família que não tem muito tempo para acompanhar o internado e também para o hospital que tem outros pacientes para receber, mas muitas vezes ficam sem leito.

Por isso, é imprescindível que haja uma certa rotatividade dos leitos. E para isso, o ideal é que se libere os recuperados e que os pacientes aptos optem pela internação domiciliar, que será benéfica para todos os envolvidos.

Conheça o Hospital Domiciliar

Viu como a internação domiciliar já é uma realidade na vida de várias famílias e que podem trazer benefícios para todos os envolvidos?

Conheça nossos serviços de atendimento, acompanhamento e internação domiciliar ou fale conosco para tirar suas dúvidas.