Aprenda como reduzir os custos na gestão hospitalar

Gestão hospitalar: como reduzir os custos de operação

A primeira coisa quando se pensa em reduzir custos de operação na gestão hospitalar é: a excelência no atendimento não pode jamais ser comprometida.

Quando falamos em serviços de saúde, já está implícito que parte da alma do negócio é lidar com a vida das pessoas. Então seus anseios e necessidades precisam ser atendidos.

É claro que certos indicadores podem sempre ser reavaliados. Faz parte de uma boa gestão hospitalar estar atento a estes índices para ter uma visão ampliada do negócio, acertar nas decisões e melhorar as áreas que realmente necessitam de intervenções.

Então vamos à algumas maneiras de reduzir custos sem que sua operação de saúde seja comprometida.

Use a tecnologia ao seu favor

O primeiro deles é investir na automatização de processos. A despesa com o quadro funcional nos estabelecimentos de saúde é elevado. E ter o olhar aguçado para automatizar atividades repetitivas é o primeiro passo para uma gestão hospitalar eficiente, fazendo bom uso dos recursos, tanto os humanos quanto os de material. 

Use a tecnologia como aliada para acelerar os processos. Agendamentos e confirmações de consultas, emissão de laudos online e prontuários eletrônicos, são alguns exemplos de atividades que podem ser automatizadas. 

Um exemplo prático é o sistema de agendamento de consultas. Existem softwares específicos para hospitais – clínicas e consultórios também -, que têm a opção de envio de mensagens para os pacientes como lembrete. 

Com isso, há menos esquecimento por parte dos pacientes e, se houver desmarcações, é possível negociar o horário com outro paciente e evitar a ociosidade do médico.

Aposte na terceirização

A terceirização de serviços é também uma boa maneira de reduzir custos na gestão hospitalar. A economia pode ser de até 30% na operação ao substituir itens como mão de obra e equipamentos. 

Terceirizar os serviços de limpeza e manutenção de ambientes é um exemplo. Outra estratégia é optar pelo outsourcing de impressão. A possibilidade de locação de impressoras traz grandes vantagens de serviço, além de diminuir os gastos com impressão.

Quem contrata esse tipo de serviço não precisa mais se preocupar com a gestão de peças, configurações de impressoras, manutenção dos equipamentos e compra de suprimentos, pois é tudo providenciado pela empresa contratada.

Cada empresa de outsourcing de impressão vai ter seus critérios de atuação, mas geralmente é oferecida assistência técnica e manutenção durante a vigência do contrato. O nível de suprimentos é monitorado remotamente e é feita a substituição antes do término. 

O home care impacta na gestão de custos

De acordo com especialistas neste estudo, os custos médios de um hospital, levando em consideração cada serviço de forma singular, são calculados tendo como base as atividades executadas dentro do estabelecimento de saúde.

Os custos finais são:

  • atividades de medicina preventiva – como vacinas e outras atividades de prevenção;
  • consultas médicas;
  • cirurgias;
  • serviços intermediários como exames de laboratório, raio-X, ultrassonografias;
  • serviços administrativos – limpeza e manutenção, compras, contabilidade; e
  • segurança patrimonial.

 

São contabilizados como custos totais:

  • materiais cirúrgicos;
  • de laboratório;
  • medicamentos;
  • materiais de expediente;
  • mão de obra – direta ou terceirizada;
  • equipamentos médico-hospitalares;
  • gastos com água, energia elétrica e telefone.  

Segmentar desta forma, de maneira individual, permite que a avaliação dos custos seja feita de modo mais ampliado em em diferentes níveis, facilitando a gestão hospitalar.

Faça do home care uma realidade

Tendo em vista esses pormenores dos gastos diários que o dia a dia de um hospital exige, o tratamento de pacientes crônicos com internação domiciliar é a melhor alternativa para reduzir custos

E os ganhos são para ambos os lados. A resposta ao tratamento pelo paciente é melhorada e mais rápida, por estar em ambiente familiar e próximo à rotina. E também para as instituições de saúde, que podem realocar recursos e proporcionar um atendimento mais humanizado e personalizado aos pacientes. 

O Hospital Domiciliar do Brasil faz um planejamento personalizado para cada paciente, após avaliação do quadro e mediante autorização.  Há pacientes que têm condições crônicas, mas que são estáveis. Então o home care é uma possibilidade de tratamento para essas pessoas. Com nosso serviço de internação domiciliar é possível fazer um acompanhamento completo dentro das necessidades e indicações clínicas daquele paciente.

 

Você pode se interessar por:

– Hospital em casa: 9 vantagens do home care para sua família

Alugue equipamentos em vez de comprar

E como parte de uma gestão hospitalar eficiente, você já considerou as vantagens em alugar parcial ou totalmente os equipamentos médico-hospitalares? Esta é uma excelente alternativa para modernizar seu hospital e reduzir os custos da operação, visto que a atualização, a manutenção e renovação dos equipamentos ficam a cargo da empresa locatária. 

Com o aluguel de equipamentos, o orçamento do hospital fica mais livre para cuidar de outras despesas e fazer investimentos em áreas que exigem melhorias. Isso porque a compra de aparelhos é geralmente burocrática e requer alto investimento. O aluguel vem para modernizar e otimizar os gastos. 

Mesmo que uma parte da receita seja destinada para o aluguel, o custo é fixo e qualquer manutenção ou troca de peças fica sob responsabilidade da empresa. Então o custo-benefício se torna a alternativa que você buscava para equilibrar as contas e manter uma boa gestão financeira.

 

Para saber mais sobre esse assunto, leia:

Aluguel de equipamentos hospitalares: veja como funciona

 

Gostou do conteúdo? Procurar um bom fornecedor nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando se fala de qualidade em equipamentos e serviços de saúde. Conte com o Hospital Domiciliar do Brasil para uma boa gestão hospitalar e usufrua de um leque de serviços médico-hospitalares de excelência.