equipamentos-hospitalares

Aluguel de equipamentos hospitalares: veja como funciona

A excelência no atendimento, principalmente na área da saúde, é uma premissa básica. E ela anda de mãos dadas com a adoção de novas tecnologias e novidades do mercado, na lista de prioridade de hospitais e clínicas figuram os aparelhos médicos de última geração. 

Quando se fala em equipamentos hospitalares, há basicamente duas opções para adquiri-los: locação ou compra. E hoje falaremos sobre o primeiro. 

O aluguel de equipamentos hospitalares é uma escolha estratégica e econômica. É possível usufruir de materiais novos e em ótimas condições, pelo tempo que for necessário, sem comprometer a as finanças e a segurança de um bem precioso: a saúde das pessoas. 

Se você ainda tem dúvidas que o aluguel de equipamentos hospitalares é a melhor solução para o seu negócio, é só continuar a leitura do material que preparamos para ficar por dentro desse assunto.

Por que alugar é uma boa ideia?

Mesmo que sua intenção não seja comprar, ainda assim é essencial que você faça o melhor negócio, modernizando seu hospital ou clínica sem gastar muito.

O orçamento final é diretamente impactado com o aluguel de equipamentos hospitalares. Com essa escolha você elimina boa parte da burocracia bancária – as linhas de crédito e os juros altos que vêm com a compra – que podem afetar outros investimentos ou despesas do seu negócio. 

É claro que ainda é necessário preocupar-se com a manutenção e fixar um custo mensal para isso, mas ainda assim esses dois fatores permitem que o planejamento financeiro fique previsível e se encaixe com seu fluxo de caixa. 

Exige um alto investimento para fazer compras nesse setor. Muitas vezes não é possível esperar um momento econômico mais oportuno, já que os diagnósticos e os tratamentos dos pacientes pedem por aparelhos modernos que atendam às demandas com qualidade. Por isso o custo-benefício do aluguel de equipamentos hospitalares se sobressai como alternativa mais viável.

Quais as vantagens para o meu negócio?

A compra dos equipamentos requer um alto investimento, por serem itens específicos e que demandam tecnologia especial. Arcar com esse custo somado à manutenção e eventual substituição dos aparelhos é algo que todo gestor vai evitar.

Com a locação é possível modernizar as atividades em pouco tempo de maneira rápida e prática e sem precisar gastar além do está previsto no momento. Isso permite alocar recursos em área que estão precisando dessa aplicação no momento.

Entre as vantagens do aluguel de equipamentos hospitalares, confira abaixo:

  • Usar equipamentos de ponta. Algo que poderia ser uma realidade distante do seu orçamento, pois a compra de equipamentos modernos exige um capital planejado para este fim. 
  • Inexistência de burocracia na contratação. Se a compra exige certas etapas de aprovação, que são demoradas e podem causar transtornos no seu hospital ou clínica – atrasos de exames para diagnóstico dos pacientes – o aluguel de equipamentos hospitalares precisa de apenas uma documentação mínima para a elaboração do contrato. Em questão de dias, após a assinatura do contrato os equipamentos já são entregues no ponto de serem usados.  
  • Contratação por dias, semanas ou meses. No contrato de locação Está previsto o período de uso dos aparelhos. Após o término, eles são facilmente devolvidos.
  • Redução de custos e ganho de eficiência. Em uma unidade hospitalar, por exemplo, a locação de aparelhos é a melhor saída. Isso porque os custos são significativos, então no aluguel você tem sempre os melhores aparelhos sem gastar demais e mantém a excelência no atendimento aos pacientes.
  • Manutenção permanente. Geralmente fornecida pelas empresas que fazem a locação, já inclusa no valor da locação. Todo e qualquer equipamento eletrônico está sujeito à falha, então a manutenção preventiva e corretiva já são previstas durante o período contratual.
  • Calibragem sem custo adicional. Você não precisa se preocupar, pois os equipamentos já chegam calibrados e com os certificados inclusos. Esse processo precisa ser realizado por técnicos capacitados e seguindo os parâmetros exigidos pela Rede Brasileira de Calibração (RBC).
  • Atualizações sempre acessíveis. Nos equipamentos alugados, a atualização e eventual troca é feita regularmente, pois sempre surgem versões mais modernas e eficientes que precisam ser implementadas. Isso agrega valor ao serviço prestado no hospital ou clínica. 

Como alugar?

O aluguel de equipamentos hospitalares é simples. Basta que o responsável pelo setor de compras entre em contato com uma empresa e solicite um orçamento dos aparelhos necessários. Nesse orçamento vai constar manutenção, suporte e atualização.

Uma vez esse orçamento aprovado, vem a etapa seguinte que é a elaboração de um contrato. Ele vai ser revisado pela empresa que está contratando, para que não fiquem dúvidas ou qualquer descontentamento com os termos. Depois disso é só assinar o contrato, esperar a chegada dos equipamentos, e é claro, cumprir o que foi acordado. 

Mesmo que esses contratos tenham dia para serem encerrados, eles podem ser renovados normalmente após o vencimento, se for necessário para quem está contratando. É importante que haja cláusulas de responsabilidade prevendo o descumprimento de algum termo ou danos materiais. Valorize o contrato, pois ele é um documento com validade jurídica e ele será a sua proteção. 

Gostou do conteúdo?

Viu como o aluguel de equipamentos hospitalares é uma saída fácil e rápida para seu hospital ou clínica? Todos buscam uma gestão mais moderna então ter aparelhos de última tecnologia a seu serviço é muito importante para manter a qualidade no atendimento aos seus pacientes.

E para isso nem sempre é preciso adquirir os aparelhos, se não quiser. Com a locação você tem acesso ao que há de mais moderno sem precisar comprometer o planejamento financeiro. 

E mais: ainda conta com uma série de vantagens: menos burocracia, fácil devolução após um determinado tempo, atualizações frequentes, manutenção prevista em contrato, entre outras como você viu no artigo. O aluguel de equipamentos hospitalares é um bom investimento para o seu negócio, pode apostar.